SEMANA DA AUTO ESTIMA

“ …eu voltarei e vos retomarei para mim,
a fim de que lá onde eu estiver ai estejais também. ”
JESUS
AMIGOS DO GRUPO
Precisamos ser mais otimistas em relação a nós mesmos e ao nosso próprio desenvolvimento.
Somos filhos de Deus, amados por “ ELE”, dotados de inteligência, e livre arbítrio, caminhando rumo ao nosso próprio progresso.
Precisamos acreditar que somos capazes de grandes feitos, e o que ainda não realizamos em relação à nossa melhoria, é apenas uma questão de tempo.
O tempo pode ser nosso aliado, se o usarmos devidamente, para alcançar a paz interior a sabedoria e o equilíbrio tão necessários à nossa felicidade.
Vamos investir em nós e em nossa transformação para melhor.
Quando o Cristo no ensinou a “Amar a Deus sobre todas as coisas”, pediu que amassemos ao próximo, mas que antes amassemos a nós mesmos.
Texto do evangelho para esta semana:
Capítulo III item 19 – Progressão dos Mundos
DEPRESSÃO! … NUNCA MAIS!
Para qualquer que seja a causa do processo depressivo, há sempre uma providência salutar a ser adotada para se obter a cura:
Depressão por erros graves cometidos no passado, os quais hoje nos causam desajustes íntimos, tristezas e depressão?
Refaçamos a vida, na certeza de que DEUS nos estende Seu perdão e Sua misericórdia. Assim, podemos voltar a trabalhar para construir um futuro cada vez melhor.
Depressão por desencanto ou desengano com os próprios ideais? Reiniciemos a luta para construir outros ideais mais nobres com base nos conhecimentos já acumulados, nas experiências já adquiridas e nas lições já aprendidas.
Depressão porque a falência econômica e os problemas financeiros visitam a nossa família ou os nossos empreendimentos? Mudemos de rumo rapidamente, buscando novos caminhos mais certos, confiantes de que, com persistência, prudência, bom senso, criatividade e sabedoria, o êxito logo surgirá reequilibrando as finanças.
Depressão porque fomos vítimas de desatenção, indiferença, violência e ingratidão de amigos ou entes queridos? Refaçamos as nossas próprias atitudes pessimistas, continuando a plantar simpatia e a oferecer amor, bondade e justiça, na certeza de que outros familiares e amigos sinceros sabem reconhecer e retribuir com gratidão os nossos gestos sublimes.
Depressão por traições sofridas? Busquemos, humildemente e com coragem novas afinidades autênticas, reconquistando a alegria de viver.
Depressão por conflitos competitivos que geram agressividades, emoções e sentimentos doentios, ansiedade, angústias, ressentimentos, ódios, mágoas, desejos de vingança e pensamentos desequilibrados? Invoquemos os ensinamentos de Jesus e apoiemo-nos no amor, no entendimento, na compreensão, na bondade e no perdão, convencidos de que Deus nos apóia no trabalho e nas tarefas diárias e nos dá a sabedoria e a coragem necessárias para conquistarmos, com justiça, a vitória honesta e o progresso material e espiritual.
Depressão porque amigos ou familiares queridos desencarnaram de causa natural? Ou porque a idade avançou ou a velhice chegou com profundas transformações? Depressão porque a invalidez, o desemprego, a doença ou a aposentadoria compulsória suprimiram as atividades?
Recorramos às mudanças de hábitos e à revisão dos procedimentos, certos de que as novas atitudes e os recursos que a sociedade sempre coloca à nossa disposição nos permitirão identificar novas oportunidades e novos projetos de vida, sem nos esquecermos nunca de que Deus olha por nós e nos direciona para o bem.
Do livro – Equilíbrio Íntimo pelo Espiritismo
De Geziel Andrade