SEMANA DA AUTO ESTIMA

Semana de 08 a 14 de março.
“O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira. ”
Thomas W. Atkinson
AMIGOS
Podemos entender a autoestima como um conjunto de crenças aceitos como “verdade” em relação a nós mesmos, que influencia a maneira de nos percebermos, e de nos comportarmos no convívio familiar e social. O grande problema é que na maioria das vezes pautamos a nossa autoestima no sucesso de nossas conquistas ou relacionamentos, isto é, nos sentimos bem somente quando conquistamos determinadas ambições e desejos pessoais. Daí quando esse sucesso não é alcançado experimentamos sentimentos de autodepreciação e ficamos com baixa autoestima.
A autoestima saudável é aquela em que aprendemos a apreciar nossa personalidade, não importando o quanto de sucesso atingimos ou quão bem-sucedidos são nossos relacionamentos. Pesquisas recentes demonstram que a predisposição para prestar a atenção às necessidades alheias e procurar se manter disponível para ajudar tende a fortalecer a autoestima. Assim, o caminho mais eficaz para desenvolver e preservar a autovalorização é pensar menos sobre si mesmo, exercitar a compaixão pelos outros e por si próprio, e ter uma perspectiva menos egocêntrica.
Texto do Evangelho para a semana: Cap.: V – Item: 13
AUMENTANDO A AUTOESTIMA
Uma das melhores linguagens que podemos usar para o aumento da autoestima é a linguagem do coração. É a voz dos sentimentos superiores, que deve ser ouvida, apreciada e desenvolvida. Os sentimentos nobres soam como um clarim, acordando a alma para a continuidade de sua tarefa evolutiva.
Aceite-se como é – cada encarnação tem razões ponderáveis e você descobrirá valores significativos em si próprio. Não queira ser outra pessoa. Valorize mais os pontos positivos que você possui.
Ame-se – o próprio Cristo disse que nós deveríamos amar o próximo como a nós mesmos. Deus não escolhe a quem amar. Ele ama a todos e você é uma centelha divina do Criador. Portanto, ame a si e ao seu semelhante.
A fé é certeza – fique sempre do lado da confiança em si mesmo. A dúvida abre brechas psíquicas de incerteza, e isso poderá desmoronar seus objetivos de progresso.
Tudo provém dos pensamentos – procure ficar do lado dos pensamentos construtivos e saudáveis, e eles o levarão para portos mais seguros. Substitua os pensamentos negativos por outros mais positivos.
Seja gentil consigo mesmo – pendure esse lembrete no seu quarto – Não seja duro consigo mesmo. Isso enfraquece você, encoraja a culpa e reduz seu amor-próprio.
Acredite – você sempre fez o melhor possível em qualquer momento, baseado no grau de amor ou de medo que estava vivenciando.
Cultive bons hábitos – habitue-se a ter seus momentos de paz diariamente. Leia o Evangelho, medite sobre seu conteúdo, faça uma prece profunda e prossiga com otimismo na vida.
Perseverança – persevere na direção da autoestima saudável, e ela virá progressivamente. A chegada depende do esforço de cada um. Cultive os bons sentimentos e não saia deles.
Aos poucos você irá aumentando sua autoestima, aparecem os sinais do prazer da vida, da Autoaceitação, da consciência de seu valor, da atitude positiva e dos demais valores de uma vida saudável e equilibrada.
Texto adaptado do Livro: Educação dos Sentimentos
Autor: Jason de Camargo