SEMANA DA BOA CONVIVÊNCIA

Semana de 10 a 16 de março.
Só adquirindo os valores da convivência pacífica atingiremos a plena vitória do amor que o Cristo nos legou.
Emmanuel
AMIGOS
A arte da convivência pacifica é talvez a mais difícil arte de ser vivida por todos nós. Atualmente temos visto exemplos deploráveis de impaciência, incompreensão, intolerância, ignorância entre as pessoas aparentadas ou não que simplesmente não se empenham por um segundo sequer em aceitar, entender ou mesmo ouvir o outro.
Realmente para podermos conviver pacificamente com os outros temos de aprender a ouvir, para ser ouvido, aprender a aceitar para ser aceito, aprender a entender, para ser entendido. Há que se dominar nosso egoísmo e deixar aflorar a compreensão e a humildade.
O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ensina que é mais sábio calar para deixar falar um mais tolo, que retrucar para quem não tem a sapiência de entender.
Conviver com certas pessoas é difícil, mas a quem tem maior poder de compreensão, cabe se empenhar para compreender.
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e a valorizar suas qualidades.
Texto do Evangelho – capítulo X item 16 – A Indulgência
Convivência
A vida vem de Deus, a convivência vem de nós.
Aqueles companheiros que nos partilham a experiência do cotidiano são os melhores que a Divina Sabedoria nos concede, a favor de nós mesmos.
Se você encontra uma pessoa difícil em sua intimidade, essa é a criatura exata que as leis da reencarnação lhe trazem ao trabalho de burilamento próprio.
As pessoas que nos compreendem são bênçãos que nos alimentam o ânimo de trabalhar, entretanto, aquelas outras que ainda não nos entendem são testes que a vida igualmente nos oferece, a fim de que aprendamos a compreender.
Recordemos: nos campos da convivência é preciso saber suportar os outros para que sejamos suportados.
Se alguém surge como sendo um enigma em seu caminho, isso quer dizer que você é igualmente um enigma para esse alguém.
Nunca diga que a amizade não existe; qual nos acontece, cada amigo nosso tem as suas limitações e se algo conseguimos fazer em auxílio do próximo, nem sempre logramos fazer o máximo, de vez que somente Deus consegue tudo em todos.
Se você realmente ama aqueles que lhe compartilham a estrada, ajude-os a ser livres para encontrarem a si mesmos, tal qual deseja você a independência própria para ser você, em qualquer lugar.
Quem valoriza a estima alheia, procura igualmente estimar.
Se você acredita que franqueza rude pode ajudar a alguém, observe o que ocorre com a planta a que você atire água fervente.
Abençoemos se quisermos ser abençoados.
Livro – Respostas da Vida
Autor – André Luiz Médium Chico Xavier