SEMANA DA COMPAIXÃO

A compaixão é o sentimento que melhor conduz à caridade.
Emmanuel.
Amigos do Grupo
Clemência, comiseração, dó, indulgência, misericórdia, pena, piedade: todas estas virtudes constam do Dicionário como sinônimos de Compaixão.
Dentre os sentimentos que precisamos aprender a sentir pelo nosso próximo, talvez a compaixão seja dos mais difíceis, uma vez que envolve a piedade e o amor ao outro.
Mas a compaixão é o sentimento que melhor conduz à caridade, segundo Emmanuel.
As notícias da televisão com acontecimentos desastrosos às vezes nos inflamam pelo peso que trazem e nos deixamos envolver pelo mal chegando a achar natural julgar e condenar os infelizes que cometem enganos dolorosos.
Mas Jesus que é perfeito nunca julgou ninguém e nunca deixou de sentir compaixão por nós em nossos enganos. Como podemos nós esquecer de que dia virá em que teremos que pedir a Deus compaixão para nós mesmos.
Aprendamos a sentí-la pelas pessoas sem julgá-las, apenas dando a nossa parte de compreensão e ajuda necessária a cada uma envolvendo nossos irmãos em uma prece de amor e esperança, como o Mestre faria conosco.
Leitura do Evangelho para esta semana:
Capítulo XV item 3
CONVITE À COMPAIXÃO
“Jesus, Mestre, tem compaixão de nós.”
Lucas: 17-14
São poucos os que a cultivam.
Há a alegação generalizada de que todo aquele que se apieda, sofre desnecessariamente, e depois não há qualquer compensação. Logo se recupera o que ora padece e este retribui a generosidade, o auxílio, com a torpe ingratidão.
Que te importa, porém, se o ingrato for o outro?
Não se renova a árvore após a poda, produzindo em abundância, o solo revolvido, não aceita melhor a semente ?
O essencial é que sejas partícipe ativo da renovação social e espiritual da Terra.
Para esse mister não arroles dificuldades, não apontes incompreensões, não relaciones queixas. Possivelmente não poderás fazer muito, ante a larga faixa dos que, padecem necessárias retificações.
Dispões, no entanto, do amor, e assim enriquecido ser-te-á possível oferecer valiosas moedas de compaixão e fraternidade.
Disporás de um momento para ouvir as ânsias do espírito atribulado e ofereceres o roteiro seguro do Evangelho; terás a moeda da esperança para distenderes ao desafortunado, que tudo perdeu no jogo da ilusão e agora está à borda da loucura ou do suicídio; contribuirás com a oração intercessória, quando outros recursos já não sejam utilizáveis junto ao que se permitiu colher pelas circunstâncias infelizes que ele mesmo engendrou e das quais não pode escapar; distenderás o lenço do conforto, sugerindo que o perseguidor reconsidere a atitude, pois que mais tarde será ele o perseguido; lembrarás o impositivo, das leis divinas àqueles que se facultam desonestidades e torpezas morais, se tiveres compaixão …
O Mestre, apiedado daqueles leprosos, sugeriu que se apresentassem aos sacerdotes, acontecendo que, em pleno caminho, se tornaram limpos. . .
Todos possuímos males que nos maculam o espírito e nos maceram interiormente. Apiedando-nos do próximo, credenciar-no-emos à compaixão do Senhor, que nos favorecerá com a oportunidade de nos limparmos pelo caminho, também, antes de nos apresentarmos à Lei.
Joanna de Ângelis
Livro – Convites da Vida
Psicografia de Divaldo P. Franco