SEMANA DA GENTILEZA

43ª SEMANA – ANO  XXII – de 18/10 a 24/10/2020

Projeto Transformação Moral

SEMANA DA GENTILEZA

“Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo.”

Shakespeare

AMIGOS

Vivemos tempos em que falamos muito sobre a ação dos vírus e o quanto nos causam mal, mas a escritora Renata Spallicci, em um de seus textos nos fala de um “vírus do bem” e diz:
“Vejo que a gentileza é como um “vírus” contagioso do bem: quanto mais gentis somos, mais nossa vida fica melhor e mais alegre, e mais pessoas ao nosso redor passam a agir da mesma maneira!
Ser gentil é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. É uma atitude muito mais sofisticada e profunda que ser educado. Conheço muita gente que segue todas as regras de etiqueta e de educação em um jantar sofisticado, mas que é incapaz de dar um sorriso sincero ao manobrista, no momento de pegar o carro. Ser gentil tem ligação com o caráter, com valores e ética.
Pessoas gentis tentam se colocar no lugar do outro, são bons ouvintes e praticam a arte da paciência. Além disso, são capazes de pedir desculpas, quando descobrem que erraram, são solidárias e companheiras. Procuram analisar as situações e serem justas. São capazes de resolver muitos conflitos, somente com seu jeito de ser.
Quem é verdadeiramente gentil o é em casa com seus familiares, com seus amigos, com seu chefe, mas também com subalternos. Ser gentil só com quem pode lhe proporcionar algo em troca não é gentileza, é interesse!
Dizem que o favor é feito com o cérebro, e a gentileza com o coração, ou seja, ser gentil não é um gesto planejado.
Seja gentil com as pessoas, e elas, provavelmente, serão gentis com você também.
(…)E é por acreditar no poder transformador da gentileza que lhe convido a praticar essa atitude, levando uma vida com mais amorosidade e atenção ao próximo. Tente fazer isso ao menos por uma semana e verá os resultados maravilhosos que vai colher em sua vida!”
Que tal, amigos, aceitarmos o convite dela e procurarmos praticar a gentileza, ao menos esta semana?
Quem sabe possamos gostar da experiência e comecemos a vivenciar isso todos os dias!
Gentileza gera gentileza, ser gentil faz bem e receber gentilezas é gratificante.
 
Texto do Evangelho para a semana: Capitulo – IX- Bem Aventurados os Mansos e Pacíficos –
Itens de 1 a 4

 

Gentileza e Paz

À medida que a criatura humana vem desenvolvendo as suas nobres funções intelecto-morais, libera-se dos instintos agressivos e adquire valores que engrandecem a vida, dando-lhe sentido e significado.
Periodicamente, porém, surgem momentos difíceis no crescimento histórico da sociedade, quando nuvens escuras geram situações lamentáveis de incompreensões e disputas, nas quais o ego predomina, facultando que as paixões inferiores apenas adormecidas assomem (surgem) e agridem-se os indivíduos, uns aos outros.
Estamos vivendo um desses períodos sombrios, no qual prevalecem a insensatez e o ódio, com incidentes de conduta primitiva que deveria estar superada.
Questões sociopsicológicas necessitadas de orientação e equilíbrio, dividem as criaturas e atiram-nas, furibundas(coléricas), em batalhas de anarquia, destruição e crimes de todo porte.
Conquistas grandiosas do pensamento que foram logradas em milênios de sacrifícios, quando idealistas fizeram-se mártires em benefício do mundo melhor, são desprezadas e vergonhosamente exaltadas as lutas de classes, de raças, de condutas, de desconsideração pelo ético e pelo bem, num vergonhoso retrocesso cultural e moral. Indivíduos que constituem o mesmo clã, os mesmos esforços de dignificação, separam-se e promovem combates contínuos de rancor e desforço numa lamentável demonstração de primarismo evolutivo.
Os primeiros sinais dessa postura adversária do progresso, manifestam-se nas carrancas do semblante e na arbitrariedade do comportamento.
Alucinados pelos desejos asselvajados desejam permitir-se tudo sem respeito aos outros e às leis estabelecidas que contestam e a sociedade como um todo retorna aos mecanismos da sobrevivência apoiados no velho refrão cada um por si, e nada para os demais.
Apesar da situação deplorável, surgem nos movimentos da violência e da soberba, as expressões insuperáveis da gentileza prenunciadora da paz.
Erguem-se pessoas simples ou enobrecidas que não se permitem perder a dignidade no caos que predomina, preservando os valores da civilização e do direito.
São esses apóstolos do bem que mantêm as tradições da honra e do dever, sempre dispostos a construir a felicidade onde se encontram assim como em favor de todos aqueles que a necessitam.
Nesse báratro (abismo) assustador preserva a gentileza nos teus gestos e nos relacionamentos, porque o ser humano está destinado às estrelas, que alcançará quando superar o primarismo do qual se originou.
Todos, afinal de contas, anelamos pela paz e pelo progresso.
Comecemos nos pequenos gestos de cortesia e de afabilidade…
Não reajamos com grosseria ao mal, nem nos detenhamos no exame das imperfeições alheias, orientando sempre a conduta que dignifica.
Gentileza sempre!
Divaldo Pereira Franco: Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, 14 de novembro 2019.