SEMANA DE COMBATER O EGOÍSMO

Semana de 10 a 16 de dezembro.
MÊS DO BOM COMBATE
Lutemos contra nossas imperfeições morais, sejamos bons combatentes.
O EGOÍSMO É A FONTE DE TODOS OS VÍCIOS, COMO A CARIDADE É A FONTE DE TODAS AS VIRTUDES.
ALLAN KARCEC (ESE)
AMIGOS
Os benfeitores espirituais nos ensinam que o egoísmo é a chaga que deve desaparecer da face da Terra. Por causa do egoísmo nosso progresso moral anda a passos lentos.
O homem egoísta pensa em si e somente em si. Tudo que vê, observa, acredita que deva lhe servir.
Negação da caridade, o egoísmo gera insegurança para os homens, porque como o egoísmo e o orgulho andam de mãos dadas, a vida será sempre uma corrida em que vencerá o mais esperto. Uma luta de interesses, em que nada, nem ninguém merece respeito.
Observa-se, repetidas vezes, nos coletivos apinhados, a corrida por um banco para sentar. Não se respeitam idosos com dificuldade de equilíbrio, que são simplesmente empurrados. Não se respeitam deficientes, na sua marcha difícil, nem mulheres com crianças ao colo.
O que importa é que o egoísta esteja confortavelmente acomodado.
Dessa pequena amostra cotidiana passamos ao panorama do mundo, onde nações ricas contrastam com as misérrimas, com o povo a morrer de fome. Quanto sofrimento é fruto do egoísmo. Aprendamos com Jesus o exemplo da caridade e lutemos bravamente para vencer em nós essa chaga da humanidade que só causa dor, o egoísmo.
Texto do Evangelho para a semana: Capítulo XI item 4
EGOÍSMO
Egoísmo é doença da alma, semente maligna que brota regada pelo apego material, pela falta de solidariedade ao nosso próximo, pelo exagero de individualismo do ser humano e principalmente pela vaidade e orgulho que dão ao ser uma sensação de poder.
Egoísmo é um grande mal da humanidade de ontem e de hoje, sair da própria comodidade para auxiliar ao próximo seja no que for é coisa muito trabalhosa para o egoísta.
Ele sempre tem para si uma boa desculpa, ele não pensa jamais “não custa nada”, muito pelo contrário normalmente pensa que não é a ele que cabe, e são exatamente os irmãos mais egoístas que se julgam no direito de apontar a comodidade de outrem ou de cobrar ajuda para si.
Infelizmente, não percebem o quanto ganhariam se abrissem mão de sua comodidade.
É nas pequenas coisas, nas tarefas mais simplórias, em nosso lar ou no nosso trabalho que treinamos a “boa vontade”, a solidariedade.
Doar-se sem esperar nada em troca, seja ajudar em algum trabalho, seja ceder um pouco de seu tempo a alguém, seja de forma material, mas sempre com amor sem esperar nada em troca.
Façamos uma análise em nosso interior, recapitulemos situações de forma clara, honesta consigo mesmo e vejamos quantas vezes você usou de desculpas para cruzar os seus braços. Quando realmente se quer auxiliar sempre conseguimos ajeitar de alguma forma.
Depois desta análise, passe a se policiar, não deixando passar oportunidades de auxiliar, e com o tempo verá que se tornará um hábito, comece dentro do seu lar, no seu trabalho e depois deixe que o “acaso” lhe traga oportunidades para você arregaçar as mangas.
Que a paz do Senhor esteja com todos.
Ditado por João de Albuquerque
Psicografado por Luconi em 12-04-2015