SEMANA DE VALORIZAR A VIDA

“Levantemo-nos na senda que nos cabe trilhar e recordemos o tesouro das oportunidades que brilham em nossas mãos.”
Emmanuel
AMIGOS
Na questão 880 de O Livro dos Espíritos nos é esclarecido que “o primeiro de todos os direitos naturais do homem é o direito de viver e por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal”, nem a si próprio.
A vida tem um sentido mais profundo para o Espiritismo é “o mais terrível antagonista do materialismo”, como concluiu o Codificador.
O Espiritismo nos ampliando a compreensão, torna claro que temos compromissos com a valorização da vida, começando pelo respeito ao próprio corpo, que nos foi emprestado pela Providência para caminharmos rumo à evolução.
A vida física deve ser respeitada desde o momento da concepção até o instante da morte natural. Daí serem incabíveis, o aborto, a violência, a eutanásia, o suicídio, o uso de drogas, incluindo o álcool, o fumo e todo excesso que possa danificar o nosso corpo.
Conforme os Espíritos nos ensinam, para reencarnar é muito complexo, são muitos planejamentos físicos e morais, muito trabalho envolvendo encarnados e desencarnados. Isto já seria razão suficiente para valorizarmos a nossa vida, da maneira como se apresenta, porque sabemos também que somos responsáveis pela nossa felicidade ou infelicidade.
Cultivar e valorizar a nossa vida corporal é cultivar e valorizar a vida imortal.
Texto do evangelho para a semana: Cap. V – item 10.
Algum Serviço
Não afirmes que a vida na Terra se constitui unicamente de provas e sofrimentos.
A escola expõe o desafio das lições, mas é sempre lembrada por celeiro de alegrias inesquecíveis.
Observa e descobrirás a Bondade Eterna selando a vida em toda parte.
Existem montanhas ásperas, no entanto, em seguida a cada uma habitualmente se estende a planície por imenso tapete de relva.
O espinheiral esconde farpas, mas oferece rosas. O pântano é uma chaga no solo, porém, a fonte é uma benção.
A argila pode ser considerada na condição de barro obscuro, entretanto, quando devidamente trabalhada faz-se o tesouro da porcelana.
Desafetos costumam surgir, contudo, cada coração verdadeiramente amigo vale muito mais que a multidão dos adversários.
Cada lágrima que se verte ou que se vê está cercada por milhões de sorrisos.
Por vezes, repontam gritos de desespero, entre as criaturas, no entanto, ninguém conseguirá contar as preces de paz e amor que se elevam, cada dia, da Terra para os Céus.
Em determinadas ocasiões, crises e conflitos explodem no caminho, porém, as horas de tranquilidade e esperança, regozijo e beleza são inumeráveis no curso de cada existência.
Quando a tribulação te bata à porta responde com a paz que possas articular.
Deus criou todas as instalações e vantagens, suportes e benefícios que sustentam a vida e garantem o equilíbrio do mundo, mas há sempre, em nosso próprio favor, algum serviço que nos compete fazer.
Meimei
Do Livro: Aulas da Vida
De: Espíritos Diversos
Psicografia de: Francisco Cândido Xavier