SEMANA DE VALORIZAR AMIZADE

Semana de 26 de maio a 01 de junho.
“Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.”
Benjamin Franklin
AMIGOS
Todas as pessoas que cruzam nosso caminho, seja por longo ou curto tempo, tem um motivo.
A convivência é um grande presente para que possamos evoluir. Nem sempre é fácil se relacionar, mas é o melhor caminho para desenvolvermos todas as nossas potencialidades.
Somos todos diferentes e ao convivermos com essas diferenças vamos exercitando cada vez mais a paciência, o respeito, a solidariedade, a resiliência, o amor, entre tantas outras virtudes que são necessárias para que nos tornemos verdadeiros homens de bem.
Sejamos gratos por essa oportunidade e valorizemos as amizades já conquistadas e nos empenhemos em conquistar mais e mais, pois os amigos que conquistamos na vida terrena tornam-se irmãos para a eternidade e companheiros de jornada a laborar na seara do mestre.
Sigamos os passos daquele que está sempre a nos auxiliar e mostrar o único caminho a seguir que é o do Amor e da Caridade nosso maior Amigo, Irmão e Mestre Jesus.
Texto do Evangelho para a semana: Cap.: XVII – Item: 3 – “O homem de bem”
AMIGOS
De quando em quando, aqui e além, por vezes, aparece determinado obreiro do bem que se acredita capaz de agir sozinho, no entanto, em breve tempo, reconhece a própria ilusão.
O Criador articulou a vida de tal modo, que ninguém algo constrói sem a cooperação de alguém.
Na Terra, há quem diga que amigo é alguém que nos procura unicamente nas horas de alegria e prosperidade, de vez que comumente se afasta quando o frio da adversidade aparece.
Temos nisso, porém, outra inverdade, porquanto o amigo, ainda mesmo cercado de obstáculos, compreende os companheiros que se distanciam dele, transitoriamente, entendendo que circunstâncias imperiosas os compelem a isso.
Na condição de espíritos ainda imperfeitos, é certo que, em muitas ocasiões, não nos achamos afinados uns com os outros, especialmente, no Plano Físico, nos momentos em que as nossas queixas recíprocas revelam-nos os pontos deficientes.
E se soubermos reconhecer que todos temos provas a superar e imperfeições a extinguir, não experimentaremos dificuldades maiores para exercer a solidariedade e praticar a tolerância, melhorando o nosso padrão de serviço e comportamento.
Se instalados na compreensão mais ampla, observamos que a amizade apenas sobrevive no clima da caridade que se define por prática do amor, de uns para com os outros.
Na posição de amigos, entendemos espontaneamente os nossos companheiros, oferecendo-lhes o apoio fraterno que se nos faça possível, mesmo quando estejamos separados, porquanto estaremos convencidos de que possivelmente, surgirá o dia em que necessitaremos que eles nos amparem com o mesmo auxílio.
Aprendamos a valorizar os nossos colaboradores para que não nos falte o concurso deles no momento certo.
Amigos são alavancas de sustentação.
Saibamos adquirir cooperadores e conservá-los, lembrando-nos de que o próprio Jesus escolheu doze irmãos de ideal para basear a campanha do Cristianismo no mundo.
Foi Ele mesmo, o Mestre e Senhor, que, certa feita, lhes falou de modo convincente:- “Em verdade, não sois meus servos, porque vos tenho a todos por amigos do coração.
Do Livro: Convivência
Pelo espírito: Emmanuel
Psicografia de: Francisco Cândido Xavier