SEMANA DE VIVENCIAR O AMOR

Semana de 31 de março a 06 de abril.
“O amor só tem significado quando vivenciado no presente.”
Chico Xavier
AMIGOS
Quantos de nós não valorizamos o amor apenas quando perdemos alguém, por desencarne ou porque simplesmente foi embora, acabou?
O amor deve estar na base de todas as nossas ações, palavras pensamentos e sentimentos. Se nos amássemos incondicionalmente, tudo estaria resolvido, o respeito e a solidariedade estariam garantidos e a paz e a felicidade estariam presentes em todos os momentos.
Vivenciar o amor é doar-se por completo, sem orgulho, sem vaidade, sem alarde, é somente vivenciar o amor humilde e puro, despretensioso e justo.
Nós, os aprendizes do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo, temos lições suficientes para entender que a recomendação maior do Cristo foi e continua sendo o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos e mais, enfatizou que deveríamos amar o próximo como Ele nos amou.
Simples assim… para falar.
Tão complicado, entretanto para vivenciar.
Vivenciar tudo isso é um grande desafio, mas felizes são os que despertam e amam, sem nada cobrar e sem perceber enchem seu coração do mais puro dos sentimentos.
Texto do Evangelho para a semana – cap. XI – item 12
NA PRESENÇA DO AMOR
“Aquele que ama a seu irmão está
na luz e nele não há escândalo.” –
João. (I João, 2:10)
Quem ama o próximo sabe, acima de tudo, compreender. E quem compreende sabe livrar os olhos e os ouvidos do venenoso visco do escândalo, a fim de ajudar, ao invés de acusar ou desservir.
É necessário trazer o coração sob a luz da verdadeira fraternidade, para reconhecer que somos irmãos uns dos outros, filhos de um só Pai.
Enquanto nos demoramos na escura fase do apego exclusivo a nós mesmos, encarceramo-nos no egoísmo e exigimos que os outros nos amem. Nesse passo infeliz, não sabemos querer senão a nós próprios, tomando os semelhantes por instrumentos de nossa satisfação.
Mas se realmente amamos o companheiro de caminho, a paisagem de vida se modifica, de vez que a claridade do amor nos banhará a visão.
Ama, pois, e assim como a lama jamais ofende a luz, a ofensa não mais te alcançará.
Saberás que a miséria é fruto da ignorância e auxiliarás a vítima do mal, nela encontrando o próprio irmão necessitado de apoio e entendimento.
Aprenderás a ouvir sem revolta, ainda mesmo que o crime te procure os ouvidos, e cultivarás a ajuda ao adversário, ainda mesmo quando te vejas dilacerado, porque o perdão com esquecimento absoluto dos golpes recebidos surgirá espontâneo em teu espírito, assim como a tolerância aparece natural na fonte que acolhe no próprio seio as pedras que lhe atiram.
Ama e compreenderás.
Compreende e servirás sempre mais cada dia, porque então permanecerás sob a glória da luz, inacessível a qualquer incursão das trevas.
Do livro: Fonte Viva
Pelo Espírito: Emmanuel
Psicografia de: Francisco Cândido Xavier