SEMANA DO RESPEITO

Semana de 05 a 11/02
“O respeito pela vida abrange o sentimento de alta consideração por tudo quanto existe. Não apenas se detém na pessoa, mas sim em todas as expressões da natureza.”
Joanna de Angelis
AMIGOS DO GRUPO
A palavra respeito origina-se do latim respectus que é um sentimento positivo e significa apreço, consideração, atenção (…). Na sua origem essa palavra significava “olhar outra vez, olhar de novo”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.
Ao refletir sobre essa maneira de entender o significado da palavra respeito, nos sentimos no dever de pensar que quando não agimos desse modo é porque não damos a devida atenção a um fato ou a alguém. Dessa forma, antes de agirmos ou reagirmos irrefletidamente, vamos “olhar outra vez”:
Para as pessoas na “boa idade”;
Para as crianças, que iniciam o aprendizado da vida;
Para o cônjuge, irmão ou amigo que atravessa momentos difíceis;
Para os animais, nossos companheiros;
Para a natureza, que fornece todas as condições para a nossa vida.
E se ainda assim a dúvida permanecer simplesmente nos coloquemos no lugar do outro, dai saberemos a melhor forma para agirmos no bem, praticando o ensinamento maior que nos mostra como, “Não fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem”.
Texto do Evangelho para a semana: Capítulo: XI – Item: 04 – A Lei de Amor – O Maior Mandamento
QUANTO AOS OUTROS
Se você acredita que possa alcançar a sublimação espiritual sem os outros, decerto ainda não chegou à verdade.
A vida foi criada, à feição de máquina complexa, em que as peças diferenciadas, entre si, guardam função específica.
Não fuja à engrenagem do seu grupo se deseja aperfeiçoar-se e progredir. Os outros são as áreas destinadas à complementação e melhoria dos seus próprios reflexos.
Através deles, é que você se analisa para observar-se com segurança. Não intente transformá-los, de imediato, porque qual ocorre conosco, são espíritos em evolução, caminhando entre dificuldades e sombras, para o conhecimento superior.
Não exija deles a perfeição que estamos ainda longe de possuir. Esse nos ensina paciência, aquele a compreensão, aquele outro o imperativo da bondade, tanto quanto somos pessoalmente para cada um deles testes vivos nesses mesmos assuntos.
Acredite, sempre que os outros nos apareçam à maneira de problemas, somos para eles outros tantos problemas a resolver.
Diz você que precisa identificar-se com a vida e descobrir-se para fazer o melhor; entretanto, unicamente pelos outros é que você se encontra e se realiza para as conquistas supremas da felicidade e do amor.
Do Livro: Respostas da Vida
Psicografia de: Chico Xavier
Pelo Espírito: André Luiz