SEMANA DA BOA LEITURA

Semana de 28 de julho a 03 de agosto.
“Cultive o hábito de ler e aprenda a se conhecer vivendo melhor e sendo o senhor absoluto de suas emoções.”
Lucy Tavernezi
AMIGOS
A leitura é um feliz e saudável hábito, que pode ser incorporado a qualquer momento por quem já saiba ler, especialmente se e quando a escolha recair sobre obras instrutivas, informativas, positivas, edificantes, que contenham excelente conhecimento sobre as ciências, a filosofia, as artes, as letras.
O resultado é magnífico, uma vez que o conhecimento que se vai adquirindo é cumulativo e a leitura, por si, torna o leitor capaz de se comunicar melhor, oralmente ou por escrito, seja em sua atividade profissional, em suas relações pessoais e familiares, como também na sociedade em geral.
Quem lê só se beneficia: aumenta o índice de seu conhecimento e de seu vocabulário e, por este motivo, escreve melhor, fala melhor, vê, ouve e observa [em seu mais amplo sentido] melhor, compreende melhor, tudo com naturalidade, deleite e grande satisfação.
Vale a pena repetir, para enfatizar: ler é um hábito. Um excelente e proveitoso costume, muito simples e fácil de ser agregado ao nosso dia a dia.
Se facilmente somos capazes de incorporar outros hábitos, muitos dos quais só nos trazem malefícios e prejuízos de toda ordem, por que não seríamos capazes de agregar o hábito da boa leitura ao nosso cotidiano?
É claro que somos capazes. Basta querer, basta ter vontade!
Para os espíritas, em particular, o hábito da leitura é de grandíssima importância constitui grande contributo ao seu entendimento, à sua boa compreensão.
Texto do Evangelho para a semana: Capítulo XXIV – item 7
LEITURA EDIFICANTE
Para que possamos viver em equilíbrio e harmonia é fundamental sabermos controlar as nossas emoções, pois se elas ficarem soltas e desgovernadas trarão sofrimento.
As emoções positivas são portadoras de alegrias e bênçãos, mas como tudo na vida tem dois lados, elas também poderão ser negativas e prejudiciais…
As emoções mexem tanto com o ser humano que chegam a provocar acúmulo de energias negativas em alguns lugares específicos do corpo físico. Algumas pessoas quando se deixam levar pela cólera e raiva em poucos minutos sentem dores de cabeça, outras no estômago e algumas nas articulações. Cada pessoa tem o seu ponto fraco, assim dores e edemas costumam gerar desconfortos quando nos deixamos desequilibrar por emoções violentas e negativas.
Somos espíritos vivendo uma vida material e tudo aquilo que pensamos, sentimos e falamos cria uma atmosfera positiva ou negativa dependendo das escolhas que fazemos. É necessário nos educarmos espiritualmente e aprendermos a dominar as nossas tendências negativas. Isso é questão de saúde física, mental e espiritual.
Para o corpo físico recorremos aos nossos irmãos médicos, mas quando falamos em paz de espírito somente cada um de nós poderá encontrar o caminho. Esse cuidado com a espiritualidade individual deverá ser diário, pois é a higienização da mente e do espírito.
É difícil controlar emoções e principalmente identificar as nossas limitações nessa área, entretanto temos que nos enfrentar e descobrir como melhorar isso para que tenhamos paz.
Algumas pessoas encontram equilíbrio junto à água, mar, rio, cachoeira; outras precisam somente da luz do sol e existem aquelas que quando caminham na multidão encontram serenidade.
Uma boa leitura também ajuda a nos equilibrarmos trazendo alimento para o espírito. A leitura acalma e transforma o espírito. Um livro que relemos algum tempo depois sempre traz novos aprendizados, pois evoluímos e entendemos aquilo que nem percebemos na leitura passada.
A leitura edificante é um recurso rápido para controlar emoções desgovernadas. Cultive o hábito de ler e aprenda a se conhecer vivendo melhor e sendo o senhor absoluto de suas emoções.
LUCY A. C. TAVERNEZI SITE – WWW.SERESPIRITA.COM.BR