SEMANA DA PAZ MUNDIAL

“A paz do mundo começa em mim. Se tenho amor, com certeza sou feliz. Se faço o bem ao meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração.”
Trecho de Música de Nando Cordel
AMIGOS DO GRUPO
A maior parte dos seres humanos deseja a paz no Mundo. É como um sonho coletivo: nada de guerras, de conflitos originados por preconceitos ou disputas políticas e religiosas.
Entretanto, muitos se esquecem de um detalhe: a paz é o resultado de uma construção de pessoas, grupos, comunidades e povos.
Ela nasce, muito antes, no coração de cada um de nós. Um sentimento que deve estar dentro da alma dos que desejam ver o Mundo mais aprimorado, do ponto de vista moral.
Mas há uma pergunta importante em meio a tudo isso: O que é a paz?
Pensemos juntos: paz não é simplesmente ausência de barulho.
Muita gente faz silêncio por fora, mas traz a alma sobrecarregada de ruídos. O tormento interno torna a criatura estressada e infeliz. E quem acha que paz é a ausência de brigas e conflitos aparentes também pode estar enganado. A paz é um estado de espírito permanente. Quem verdadeiramente vive em paz não perturba o mundo e nem se deixa perturbar por ele.
Para a conquista da paz interior exercite hábitos mentais positivos: meditação, boas leituras, relaxamento, músicas suaves, tudo isso fortalece a atmosfera de paz interior e reforça atitudes mais suaves e serenas. Quando a serenidade for obtida sem esforço, quando for mais fácil permanecer calmo, aí então você será forte candidato a se tornar exemplo de paz para o Mundo, espalhando nele a sua paz.
Como nosso Mestre Jesus quando nos falou: “a paz vôs deixo, a minha paz vôs dou…”
Adaptado da Redação do Momento Espírita.
Trecho do Evangelho – Capítulo IX itens 1/2/3/4 Injurias e violências.
A PAZ DO MUNDO
A paz no mundo começa dentro de mim quando eu me aceito, de corpo e alma, e reconheço meus defeitos, com paciência e calma, e em vez de me fragmentar em mil pedaços eu me coloco inteiro no que penso, sinto e faço, passageiro no tempo e no espaço, sem nada para levar que possa me prender, sem medo de errar e com toda vontade de aprender.
A paz no mundo começa entre nós quando eu aceito o teu modo de ser sem me opor ou resistir e reconheço tuas virtudes sem te invejar ou me retrair, e faço das nossas diferenças a base da nossa convivência e em lugar de te dividir em mil personagens consigo ver-te inteiro, nu, real, sem nenhuma maquiagem, companheiros da mesma viagem no processo de aprendizagem do que é ser gente.
A paz no mundo começa quando as palavras se calam e os gestos se multiplicam quando se reprime a vergonha e se expressa a ternura, quando se repudia a doença e se enaltece a cura, quando se combate a normalidade que virou loucura, e se estimula o delírio de melhorar a humanidade, de construir uma outra sociedade, com base numa outra relação, em que amar é a regra, e não mais a exceção.
Geraldo Eustáquio de Souza
Site – www.luzespirita.com

impressora