SEMANA DA SAÚDE EMOCIONAL

“O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar as preocupações; mas
está em viver sabiamente e seriamente o presente.”
(Buda)
Amigos do Grupo
Neste mês de Janeiro os Projetos Trasformação Moral estão abordando temas relacionados a saúde, trazendo-nos reflexões sobre a saúde em todos seus aspectos, Física, Mental, Emocional e Espiritual.
Aproveitemos essas reflexões para a avaliação e correção de posturas que possam comprometer nossa boa saúde.
Jesus disse: “Sou o grande médico das almas, e venho vos trazer o remédio que deve curá-las(…)”ESE. Cap.V- item 7.
As palavras e ensinamentos de Jesus sempre trouxeram equilíbrio e tranqüilidade, ajudando-nos a discernir entre o bom e ruim. Recorramos a Ele sempre que nossas emoções sofrerem abalos, para que o reequilíbrio se faça e a razão possa mostrar o melhor caminho.
Busquemos o equilíbrio, corpo/ mente/ espírito, auxiliados pela fé e pela prece, unindo-nos às esferas superiores da espiritualidade através de nossos bons pensamentos, boas palavras e bons atos, recompondo, com isso, nossas energias para uma vida mais saudável e feliz,
Texto do Evangelho para a semana:
Capítulo: – XVII – tem: 10 “O Homem no Mundo.”
Pensamentos
Não podemos esquecer nunca que os pensamentos apenas expressam o que somos em termos de conquistas e evolução espiritual.
Portanto, para melhorá-lo temos, primeiro, que melhorarmo-nos intimamente e ascender na escala espírita.
Pôr outro lado, se entidades espirituais podem influir em nossos pensamentos, não podemos esquecer que como eles, exercemos influências sobre espíritos e pessoas ao nosso redor, alteramos os fluídos espirituais à nossa volta e afetamos a estrutura rarefeita e plástica do perispírito. Daí as recomendações dos bons espíritos para que cresçamos espiritualmente e elevemos, em qualidade, o nosso padrão mental.
Dentre as recomendações dos bons espíritos visando o equilíbrio da alma e a preservação da saúde , destacamos:
•Educar as emoções, e os sentimentos dentro da moral espírita-cristã.
•Viver com base nas boas criações mentais.
•Manter uma atmosfera espiritual saudável ao redor pelas expressões verbais fraternas e pelas ações corretas.
•Manter bons pensamentos, pois os espíritos podem lê-los, podem conhecer nossas idéias, memórias e intenções, e passar a nos influenciar de acordo com as afinidades.
•Nunca menosprezar o grande poder da mente em materializar as idéias de saúde.
•E conscientizar-nos da força da vontade e do pensamento para extinguir doenças e vencer, pelo esforço próprio, os estados mentais, sentimentais e emocionais que são gerados pela agressividade, desespero, intemperança, ciúme, despeito, melindres, desgostos, irritação, mágoa, imprudência, invigilância, desmazelo, revolta, e outras desvirtudes da alma.
A prática da moral de Jesus baseada nas grandes virtudes cristã, ( amor, caridade, oração, humildade, perdão, justiça e fé) imuniza-nos contra todos os males.
Livro – Doenças Cura e Saúde, à Luz do Espiritismo.
Autor – Geziel Andrade.
Editora EME