SEMANA DA VALORIZAÇÃO DO PLANETA

“Como usufrutuários do Universo, saibamos, assim, que toda ação humana contrária à Natureza constitui caminho a sofrimento.” André Luiz.
AMIGOS DO GRUPO
Hoje a marcha evolutiva nos chama a atenção para a importância de cuidarmos da vida do nosso Planeta. A terra, os rios, o mar, o ar, a vegetação e os seres, formam um conjunto harmônico e interdependente.
A onda para conscientização de que estamos inseridos na biosfera, dos procedimentos para reciclagem e preservação da natureza, nos atinge por diversos canais educativos. Mesmo assim, é bem verdade que para a maioria de nós, o despertar dessa consciência, a percepção da importância de se preservar os recursos naturais é uma questão difícil de ser tratada na prática, porque não queremos abrir mão do “Modelo de Vida” a que estamos acostumados.
Então como conciliar a necessidade de bilhões de seres sem degradar o ambiente em que esses mesmos seres habitam? A solução para o problema se mostra difícil em curto prazo. Porém, enquanto as grandes transformações industriais e tecnológicas que permitirão a produção de bens de consumo com o menor impacto ambiental possível não chega em “massa”, podemos fazer a nossa parte.
Vejamos alguns exemplos: Uso da água, da energia elétrica, dos alimentos e vestuários de forma inteligente; opção por combustíveis menos poluentes; caminhada para pequenas distâncias e separar o lixo para reciclagem, são pequenas atitudes que representam grandes contribuições. Lembremo-nos do Evangelho. “Os mansos herdarão a TERRA”.
Texto do Evangelho para a semana:
Capitulo: III – Item 19 – “Progressão dos Mundos”
OUVINDO A NATUREZA
Em todos os ângulos da Vida Universal, encontramos, patentes, os recursos infinitos da Sabedoria Divina.
A interdependência e a função, a disciplina e o valor são alguns aspectos simples da vida dos seres e das coisas.
Interdependência – a vida vegetal vibra em regime de reciprocidade com a vida animal. A laranjeira fornece oxigênio ao cavalo e o cavalo cede gás carbônico à laranjeira.
Função – o futuro é o resultado principal da existência da planta. A laranjeira, conquanto possua aplicações diversas, tem na laranja a finalidade maior da própria vida.
Disciplina – cada vegetal produz um só fruto específico. Existem infinitas qualidades de frutos, todavia a laranjeira somente distribui laranjas.
Valor – cada fruto varia quanto às próprias qualidades. A laranja pode ser doce ou azeda, volumosa ou diminuta, seca ou suculenta.
Antes de o homem surgir na superfície do Planeta, o vegetal, há muito, seguia as leis existentes.
Como usufrutuários do Universo, saibamos, assim, que toda ação humana contrária à Natureza constitui caminho a sofrimento.
Retiremos dos cenários naturais as lições indispensáveis à nossa vida.
Somos interdependentes.
Não vivemos em paz sem construir a paz dos outros.
Temos funções específicas.
Existimos para colaborar no progresso da Criação, edificando o bem para todas as criaturas.
Carecemos de disciplina.
Sem método em nossos atos, não demandaremos a luz da frente.
Somos valorizados pelas leis divinas.
Valemos o preço das nossas ações, em qualquer atividade, onde estivermos.
Do Livro: Ideal Espírita
Pelo Espírito: André Luiz
Psicografia de: Chico Xavier

impressora