SEMANA DE ESTUDO DA LEI DO PROGRESSO

Semana de 03 a 09 de maio.
“Amai-vos eis o primeiro ensinamento, instrui-vos eis o segundo.”
Espírito da Verdade
AMIGOS
L.E. Questão 783 – O aperfeiçoamento da humanidade segue sempre uma marcha progressiva e lenta?
R: Há o progresso regular e lento que resulta da força das coisas. Mas quando um povo não avança muito depressa, Deus lhes suscita, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral que o transforma.
Estamos progredindo a todo momento, mesmo as situações mais difíceis nos levam a um caminho de elevação.
Tudo no universo progride e nada pode impedir isso, trata-se de uma LEI DIVINA.
Por mais que os homens em seu livre arbítrio, criem entraves para esse processo, nunca conseguirão impedir os propósitos de Deus.
Todos caminhamos para a evolução espiritual, por rotas diferentes, mas chegaremos no mesmo ponto final.
A cada encarnação, aprendemos a ser melhores, vivenciamos diferentes cenários em várias existências. As provas e expiações servem para aperfeiçoar o raciocínio, aprimorarmos nossa inteligência e criarmos mecanismos que nos proporcionem mais conforto físico e principalmente o desenvolvimento moral.
Tudo caminha para frente, tudo progride.
Muitas pessoas comentam em momentos de angústia que as coisas estão regredindo. É um engano, não estão, basta usar o bom senso, estudarmos a historia da evolução da humanidade para percebermos o quanto o mundo material evoluiu, e o quanto o homem busca ser pessoa melhor.
Mas por mais que tenhamos progredido, muito temos ainda a progredir em nosso planeta, pois tanto no aspecto moral quanto intelectual, estamos avançando constantemente, esta é a lei.
Texto do Evangelho – Cap. III – item 19 Progressão dos Mundos.
O PROGRESSO
O progresso da sociedade é evidente, basta analisar o conhecimento disponível hoje. Até poucos séculos atrás o que se limitava a poucas páginas de jornais ou livros, agora se mostra a beira do infinito, com o desenvolvimento alcançado.
Temos recursos tecnológicos maravilhosos impensados há séculos atrás. Estamos convergindo para um respeito mútuo entre sexos, orientações sexuais, etnias, acessibilidade social, respeito ao diferente, respeito pela vida pré e pós nascimento e em breve todos os tipos de preconceitos estarão erradicados da nossa sociedade.
O sentido etimológico da palavra progresso é – avanço de um processo -, e a nossa certeza felizmente é que estamos cada vez chegando mais perto do entendimento das Leis Divinas. Note que esse processo de entendimento é antigo, está em curso desde os homens primitivos e as suas representações de Deus. Fomos criados simples e ignorantes e hoje já buscamos entender e nos aproximar do Criador.
Sabemos que nada é por acaso, o planeta de regeneração no qual estamos entrando é fruto da nossa evolução. A pandemia que a nossa sociedade enfrenta é um instrumento da espiritualidade, tem a sua razão na lei de ação e reação.
Os males estão presentes no planeta, pela negligência e estagnação da sociedade. (Q.783 LE)
Quem serão os habitantes do planeta de regeneração?
Depende apenas de nós, do nosso trabalho de auto lapidação, da nossa força de vontade e do combate diário contra o egoísmo e a vaidade.
Somos responsáveis por nossa evolução pessoal, e também pelo progresso do mundo que habitamos, sejamos mais do que espectadores, sejamos colaboradores da evolução.
Projeto elaborado pelos jovens da Juventude Espírita Obreiros do Bem, baseado no estudo da Lei do Progresso do Livro dos Espíritos.