SEMANA DE RENOVAR A VIDA

Semana de 18 a 24 de agosto.
“Onde a vida palpita brilha a renovação.”
Emmanuel
AMIGOS
Neste mês que comemoramos o aniversário do Obreiros, vamos nos esforçar para retribuir pelo menos uma pequena parte de tudo que esta abençoada Casa e a Doutrina Espírita nos promovem de bem.
Allan Kardec nos deixou grandes ensinamentos que ajudam muito a renovar a nossa vida, criar hábitos saudáveis e evoluir espiritualmente.
Na codificação podemos encontrar vários ensinamentos que podem nos auxiliar a ter mais coragem para as mudanças necessárias.
“A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.”/ “Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.”/“Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fosse feito, mas fazei-lhe, ao contrário, todo o bem que está em vosso poder fazer-lhe.”
Enfim, ajudar o próximo, até mesmo aqueles que não nos querem bem, ajudar nem que seja por uma prece; amar os inimigos, sabemos que é difícil, mas não é impossível.
Essas são as dicas valiosas para renovar a nossa vida. Comecemos com um passo de cada vez, uma atitude por dia e veremos os resultados.
Texto do Evangelho para a semana – cap. V – item 25 – A Melancolia
RENOVAÇÃO NECESSÁRIA
“Não extingais o Espírito.”
Paulo. (I Tessalonicenses, 5:19)
Quando o apóstolo dos gentios escreveu esta exortação, não desejava dizer que o Espírito pode ser destruído, mas procurava renovar a atitude mental de quantos vivem sufocando as tendências superiores.
Não raro, observamos criaturas que agem contra a própria consciência, a fim de não se categorizarem entre os espirituais. Entretanto, as entidades encarnadas permanecem dentro de laborioso aprendizado, para se erguerem do mundo na qualidade de espíritos gloriosos. Esta é a maior finalidade da escola humana.
Os homens, contudo, demoram-se largamente a distância da grande verdade. Habitualmente, preferem o convencionalismo a rigor e, somente a custo, abrem o entendimento às realidades da alma. Os costumes, efetivamente, são elementos poderosos e determinantes na evolução, todavia, apenas quando inspirados por princípios de ordem superior.
É necessário, portanto, não asfixiarmos os germens da vida edificante que nascem, todos os dias, no coração, ao influxo do Pai Misericordioso.
Irmãos nossos existem que regressam da Terra pela mesma porta da ignorância e da indiferença pela qual entraram. Eis por que, no balanço das atividades de cada dia, os discípulos deverão interrogar a si mesmos: – “Que fiz hoje? Acentuei os traços da criatura inferior que fui até ontem ou desenvolvi as qualidades elevadas do espírito que desejo reter amanhã?”
Do livro: Pão Nosso
Pelo Espírito: Emmanuel
Psicografia de: Francisco Cândido Xavier