SEMANA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

AMIGOS DO GRUPO
” O progresso é filho do trabalho, visto que este põe em ação as forças da inteligência.
“E.S.E(XXV- item 2)
Nos dias de hoje, vivemos a revolução tecnológica, onde tudo se interliga e se comunica em fração de segundos.
Muitas vezes nos questionamos se isso é bom ou não; mas não podemos nos esquecer de que o Progresso é Lei Natural, portanto Lei Divina, a qual o Universo está sujeito e subordinado.
Na verdade nosso questionamento não deve ser quanto ao desenvolvimento tecnológico em si, mas em como estamos utilizando esse desenvolvimento.
Hoje temos a internet com suas redes sociais, que podem e devem ser veículos e facilitadores da comunicação entre os Seres, da informação saudável, de ajuda mutua, de troca e compartilhamento de conhecimento e de união de forças para o Bem e para o Belo.
No entanto, muitas vezes, vemos pessoas se expondo e expondo aos outros com comentários e publicações sem nenhum proveito real e que denigrem e ofendem.
Somos inteiramente livres para fazermos nossas escolhas, mas somos absolutamente responsáveis pelas escolhas que fazemos. Por isso lembremo-nos das sábias palavras de Paulo quando nos diz: “Tudo me é licito, mas nem tudo me convém”.
Esse momento é também de revolução interior, da busca do autoconhecimento e do despertamento do homem de bem, que tem como missão a construção de um mundo novo, um mundo onde se efetive o crescimento do conhecimento e da bondade e que seja digno e bom para todos.
Texto do Evangelho para a semana:
Capitulo: – 1 – Item 8 –– “- Aliança da Ciência com a Religião:”
TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE
O avanço acelerado da ciência no campo da tecnologia das comunicações tem proporcionado ao homem imensos recursos de progresso. A Internet é talvez o principal deles, contemporaneamente. Inimaginável há algumas décadas, esse processo de conexão virtual põe em contato pessoas dos quatro cantos do planeta instantaneamente, além de fazê-las dispor de um incalculável acervo de dados que pode ser compartilhado sem nenhuma dificuldade. O sofisticado sistema de comunicação propiciou a criação de novas formas de interação e atividades sociais, bem como a prestação de inumeráveis serviços.
A Internet – mais que qualquer outro instrumento sócio-cultural – democratiza o saber, a busca do conhecimento e da informação, na medida em que não impõe limites às abordagens. Mas, se por um lado promove tantos benefícios, encurta distâncias, rompe barreiras e diminui diferenças, por outro, o acesso fácil e generalizado faz surgir um problema sério que causa transtornos a muita gente: o mau uso, a má aplicação desse recurso potencial. Parte da população, abusando do direito à liberdade, desrespeita o próximo, não compreendendo que a Internet é um “espaço” público que precisa manter-se limpo e conservado.
As características de abrangência e permanência que distinguem a Internet são um motivo muito forte para que a usemos com o devido cuidado ético. Uma vez emitidos, a palavra, a ideia, o pensamento, se espalham vertiginosamente e ficam “navegando” para sempre no oceano virtual. A responsabilidade, portanto, precisa anteceder a todo e qualquer trato com relação a esse maravilhoso instrumento de comunicação. Usá-lo de forma inconveniente pode acarretar danos imprevisíveis ao próximo, e esse próximo pode significar milhões de pessoas.
Com propósitos de construtividade, o usuário da Internet e de toda ferramenta tecnológica de comunicação pode ser um agente do progresso geral, contribuindo com o arejamento das ideias, com a renovação dos costumes e a implantação da fraternidade entre os homens.
No caso dos espíritas, em particular, cabe um desafio: usar esses mesmos recursos tecnológicos que mudaram tanto as relações no mundo inteiro para influir na sociedade de maneira responsável e inteligente. O Espiritismo tem muito a esclarecer, libertando consciências.
Claudio Bueno(Escritor Espírita)

impressora