SEMANA DO NÃO JULGAMENTO

Colaboração de um grupo de trabalho da casa
Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las.
Madre Tereza de Calcutá
Amigos do Grupo
Quantos de nós costumamos julgar as pessoas pelas aparências, embora saibamos que estas são enganadoras.
E o pior é que, se as aparências não nos agradam, marcamos a pessoa e nos prevenimos contra ela e contra suas atitudes.
Uma antiga e sábia oração dos índios Sioux (América do Norte), roga a Deus o auxilio para nunca julgar o próximo antes de ter andado sete dias com as suas sandálias.
Isso quer dizer que antes de criticar, julgar e condenar uma pessoa, devemos nos colocar no seu lugar e entender seus sentimentos mais profundos. Aqueles que talvez ela quisesse esconder de si mesma, para proteger-se dos sofrimentos que sua lembrança causaria.
Muitos de nós perdemos sólidas amizades, grandes amores e bons companheiros, pela dura sentença de um julgamento.
Tomemos cuidado com as palavras que proferimos, transferindo para a alma alheia, mágoas que podem transformar-se em profundas cicatrizes.
Deixemos os julgamentos apenas àqueles que, na Terra, abraçam o julgar como profissão e deixemos a Deus a sentença que cabe a cada um de nós.
Texto do Evangelho para a semana: Capitulo X – itens 11 e 12 – “Não julgueis, a fim de que não sejais julgados. Aquele que estiver sem pecado, lhe atire a primeira pedra.
JULGAMENTOS
Observando os atos dos outros, é importante lembrar que os outros igualmente estão anotando os nossos.
Sabemos, no entanto, de experiência própria que, em muitos acontecimentos da vida, há enorme distância entre as nossas intenções e nossas manifestações.
Quantas vezes somos interpretados como ingratos e insensíveis, por havermos assumido atitude enérgica ante determinado setor de nossas relações, após atravessarmos, por longo tempo, complicações e dificuldades, nas quais até mesmo os interesses alheios foram prejudicados em nossas mãos? E quantas outras vezes fomos considerados relapsos ou pusilânimes(covardes), à vista de termos praticado otimismo e benevolência, perante aqueles com os quais teremos chegado ao extremo limite da tolerância?
Em quantas ocasiões estamos sendo avaliados por disciplinadores cruéis, quando simplesmente desejamos a defesa e a vitória dos entes que mais amamos, e em quantas outras passamos por tutores irresponsáveis e levianos, quando entregamos as criaturas queridas às provas difíceis que elas mesmas disputam, invocando a liberdade que as Leis do Universo conferem a cada pessoa consciente de si?
Reflete nisso e não julgues o próximo, através de aparências.
Deixa que o AMOR te inspire qualquer apreciação, e, quando necessites pronunciar algum apontamento, num processo de emenda, coloca-te no lugar do companheiro sob censura e encontrarás as palavras certas para cooperar na obra de ilimitada misericórdia com que DEUS opera todas as construções e todos os reajustes.
Corrige amando o que deve ser corrigido, e restaura servindo o que deve ser restaurado; entretanto, jamais condenes, porque o Senhor descobrirá meios de invalidar as posições do mal para que o bem prevaleça, e toda vez que as circunstâncias te exijam examinar os atos dos outros, recorda que os nossos atos, no conceito dos outros, estão sendo examinados também.
Livro: Alma e Coração
Psicografia: Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito:Emmanuel

impressora