SEMANA DO RESPEITO

“Ama-te, respeitando-te, e agindo de maneira que não te envergonhes de ti mesmo quando submetido ao crivo da consciência.”
Joanna de Ângelis
AMIGOS DO GRUPO
Respeito é uma lição que as crianças deveriam aprender desde tenra idade, fazendo parte das primeiras lições na infância, não pela teoria, mas pelo exemplo da família e dos educadores.
Quando o respeito não é levado em conta, na base da educação, a sociedade sofre as consequências.
Você já imaginou como seria uma sociedade regida, naturalmente, pelo respeito mútuo?
Seria a sociedade ideal, não há dúvida…
”A vida social confere direitos e impõe deveres recíprocos.”
Para refletirmos um pouco sobre esta lição, vamos analisar a comemoração do carnaval que custa milhões e um dispêndio de força e de vida humana. Depois do carnaval, aparecem as listas das vítimas dos excessos, porque não houve respeito nem por si e nem pelos outros.
Descreve Manoel Philomeno de Miranda: “Enquanto no plano físico a multidão sequiosa de divertimentos e prazeres carnais se movimentava pelas vias públicas, numa crescente excitação da sensualidade, a psicosfera nessas áreas carregava-se de vibrações escuras e pestilenciais,…
“Há nesses momentos de indisciplina sentimental o largo acesso das forças da treva nos corações e, às vezes, toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de esquecimento do dever.
“É incontestável que a sociedade pode, com o seu livre-arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos…, mas, enquanto houver um mendigo abandonado…, ela só poderá fornecer com isso um eloquente atestado de sua miséria moral.”
Texto do evangelho para a semana: Cap.: VII – Item 12
RESPEITO PELA VIDA
O respeito pela vida abrange o sentimento de alta consideração por tudo quanto existe. Não apenas se detém na pessoa, mas sim em todas as expressões da natureza. Quando não existe essa manifestação, os valores éticos se enfraquecem e todos os anelos (desejos) superiores perdem a significação.
A criatura humana, impulsionada por ilusões da conquista do sucesso aparente, tem-se esquecido disso, sem se dar conta da gravidade de tal atitude. O egoísmo avassalador tem controlado os sentimentos, impondo o seu interesse em detrimento de todos os valores mais dignos.
Alguns acreditam que possuindo dinheiro e desfrutando de projeção política ou social, serão capazes de conseguir afeição e companheirismo. Amargo engano. Afeto e amizade não se compram, nem tampouco se impõem.
A beleza e o poder não adornam por longos anos as mesmas frontes. Tocadas pela brisa do tempo, elas desaparecem a olhos vistos, e cedem lugar à verdadeira essência dos seres. Ninguém consegue ser feliz individualmente no deserto por onde perambula.
A vida só se faz digna e próspera, quando se estrutura na pedra fundamental do respeito. O respeito pela vida eleva o padrão de conduta, dignificando aqueles a quem é direcionado e elevando moralmente quem o observa. A honestidade, por sua vez, indispensável no sucesso dos relacionamentos humanos, proporciona confiança e bem-estar aos seres.
Elabore uma lista de desafios íntimos que o levam a situações embaraçosas. Trabalhe item a item, cada dia, experimentando as indescritíveis alegrias que decorrem do respeito pela vida. Você redescobrirá o amor e a satisfação de repartir e de compartilhar os júbilos com o próximo. Constatará o resultado decorrente da renovação íntima a que você se dispôs a realizar.
Respeitando a vida, você passará a ser respeitado e estimado por todas as expressões dela própria. Notará em você mesmo a indescritível satisfação de estar em paz com a própria consciência. Lembre-se: a vida é sublime concessão de Deus e jamais poderá ser desconsiderada, por quem quer que seja.
Do livro: Libertação Pelo Amor
De: Joanna de Angelis
Psicografia de: Divaldo Pereira Franco

impressora