SEMANA DO TRABALHO

Semana de 26 de abril a 2 de maio.
“Trabalho é a maior concessão de Deus no tempo, o grande renovador de tudo”
André Luiz
AMIGOS
Nesta semana em que comemoramos o dia do trabalho reflitamos sobre esta linda mensagem de Emmanuel intitulada A LEI DO TRABALHO.
“O verme aduba. A terra acalenta. O orvalho protege. O vento renova. A semente produz. O arado sulca.
A enxada coopera. O tronco ampara. A flor embalsama. O fruto alimenta. A pedra segura. A fonte enriquece.
O fio agasalha. A agulha compõe. A estrada aproxima. O sinal informa. A ponte reúne. A pena grava.
O martelo afeiçoa. O serrote corrige. O teto recolhe. A mesa atende. O vaso auxilia. A lâmpada clareia. O leito socorre.
A própria chama condicionada é uma benção da lareira doméstica e a gota de veneno, controlada a rigor é um remédio que cura.
Repare, desse modo, a lei do trabalho e da disciplina, funcionando junto de ti, através dos fatos e causas, aparentemente sem importância.
Tudo age.
Tudo obedece.
Tudo evolui.
Tudo responde.
Tudo serve.
E, sabendo que cada criatura deve ser útil, conforme as faculdades de que disponha, observa o que fazer com o tesouro das horas, porquanto o tempo chamado “hoje”, é recurso em teu favor, na contabilidade da vida, marcando-te acerto de contas para amanhã.”
Neste momento, em que, muitos de nós estamos, temporariamente, impedidos de realizar nosso trabalho, que possamos refletir sobre sua importância e significado, valorizando-o e respeitando-o, como meio de crescimento e auxílio em benefício não só de nós mesmos como também do mundo em que vivemos.
Texto do Evangelho para a semana: Capítulo: XXV – Itens – 1,2 e 3 – “Ajuda-te e o Céu te Ajudará”
O valor do trabalho na visão espírita —- por Blog Mundo Maior
O dia do trabalho é celebrado no mês de maio, movimento que teve origem em 1886 nos Estados Unidos com a manifestação de trabalhadores em busca de reivindicar seus direitos.
Além de relembrar a história desse ato, no qual muitos trabalhadores lutaram para assegurar melhores condições, se trata também de uma ótima ocasião para homenagear o valor do trabalho. É por meio dele que evoluímos, uma oportunidade de desenvolver potencialidades, exercitar o esforço em benefício de si mesmo e da comunidade em que se vive.
A Doutrina Espírita explica que a lei do trabalho é natural e traz progresso tanto material quanto espiritual. A questão 675 de O Livro dos Espíritos esclarece que não devemos entender como trabalho apenas as ocupações materiais: “Não; o Espírito também trabalha, como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho”.
Enquanto o trabalho material traz o sustento e garante as necessidades físicas, por outro lado, espiritualmente permite que o ser humano corrija imperfeições e aprenda a ter disciplina.
O espírito Joana de Ângelis pela psicografia do médium Divaldo Pereira Franco faz uma referência belíssima a importância do trabalho realizado com alegria, como antídoto contra o desânimo e a favor da evolução e da ação no bem. “Considera o trabalho o melhor meio para progredir. Quem não trabalha, entrega-se à paralisia moral e espiritual. O homem que não se dedica à ação libertadora do trabalho faz-se peso negativo na economia da sociedade. O trabalho é vida.”
Portanto nesse dia do trabalho você pode abrir espaço para uma análise sob um novo ângulo do assunto, direcionando a energia da produtividade, seja qual for o campo de atuação, à construção da felicidade individual e coletiva.